[] o festival
[] fotos
[] vídeos
[] áudio
[] o que é mídia tática?
[] manifesto!
[] n5m
[] links MTB
[] lista de discussão
[] blog coletivo



we do speak english


 

O que é Mídia Tática

Mídia Tática é um conceito alternativo de mídia que surgiu nos anos 90, fruto de uma série de práticas de ativistas de mídia e festivais de novas mídias pela Europa e EUA. O fundamento básico do conceito mídia tática é um uso diferenciado das potencialidades midiáticas tornado possível graças à crescente acessibilidade dos materiais e equipamentos de mídia, e à consequente explosão de produção faça-você-mesmo (DIY).

Tal forma diferenciada implica num uso "político" desses meios, desvinculado dos interesses mercadológicos e dos interesses das classes dominantes a eles normalmente associadas - isso sem contar a estrita dependência das mega-corporações que engoliram o setor nos últimos anos - em se dando voz a todos aqueles excluídos desses meios: classes desfavorecidas, minorias (raciais, sexuais, etc.), comunidades alternativas, dissidentes políticos, artistas de rua, etc.

O princípio de tática vem como oposto a estratégia, no sentido de não efetuar um confronto direto com o rival, mas através de "táticas", de modos de atuação que minem as suas forças e efeitos devastadores. O conceito deriva dos estudos de Michel de Certeau em "A Invenção do Cotidiano" e a definição em si é do artista plástico polonês Krzystof Wodiczko (que já esteve em São Paulo no Arte Cidade), criador de veículos de alumínio para moradores de rua. O termo foi materializado nas séries de manifestos (ABC da Mídia Tática, DEF da Mídia Tática), lançados na lista de discussões Nettime (www.nettime.org), por Geert Lovink e David Garcia. Na prática, táticas são "as técnicas pelas quais os fracos se tornam mais fortes que os opressores" (Lovink e Garcia).

A mídia tática abrange um vasto campo de produção, que vai da reutilização das mídias tradicionais como tv, rádio, vídeo e meio impresso a web sites, produção de softwares (normalmente open source) e todo tipo de mídia eletrônica, incluindo igualmente, se for o caso, teatro de rua, djs e performance. A produção (seja ela caseira ou mais sofisticada) e os suportes variam de acordo com a mídia e o objetivo visado.

 

voltar

--
[mailto:midiatatica@midiatatica.org]