[] o festival
[] fotos
[] vídeos
[] áudio
[] o que é mídia tática?
[] manifesto!
[] n5m
[] links MTB

[] lista de discussão
[] blog coletivo



we do speak english


 

N5M - The Next Five Minutes

De características diversificadas e multidisciplinares, o Next Five Minutes (N5M) é um festival surgido na Holanda no ano de 1996. Incluindo exposições, mostras de vídeo e cinema, debates, palestras, workshops, apresentações, performances e eventos festivos, o N5M reúne em si toda a pluralidade dos setores envolvidos na produção de mídia, sendo o grande divulgador e vitrine de trabalhos que usam o conceito de mídia tática. O evento pretende sobretudo trazer a dialogo quatro culturas distintas porem tangentes – ativismo social e político, artes visuais, experimentações radicais em mídia eletrônica e teoria critica.

De temporalidade irregular, o N5M já teve três versões anteriores, e, com o passar do tempo e a popularização do festival, foi ampliado, passando a se realizar simultaneamente em várias cidades do mundo, de Nova York a Sidney.


A participação brasileira no N5M4

O Mídia Tática Brasil se apresentou em amsterdã, no festival the Next Five Minutes, de 11 a 24 de setembro de 2003 no debalie, paradiso e melkweeg. No painél 'deep local', analisando como as iniciativas que atuam localmente perpassam sua presença local para se tornarem transnacionais, ao lado do indiano cybermohalla e do russo karosta, felipe fonseca e ricardo rosas apresentaram seus respectivos trabalhos: projeto metáfora e autolabs – o esporo e seus desdobramentos - uma colaboração extensionada do festival brazuca mídia tática brasil que está agora sendo formatado para a periferia de são paulo, sob a coordenação de giseli vasconcelos e fruto de articulações entre os grupos que participaram do MTB em março.

No sábado foi a mostra de vídeos brasileira, seguida de uma conversa com graziela kunsch que contextualizou os vários filmes independentes que foram mostrados, a maioria de ação direta, dando um panorama mais do que inédito de artistas e grupos de todo o brasil que usam os conceitos de prática da mídia tática, ativismo e interferências urbanas em seus trabalhos. os vídeos ficarão, a partir de então, disponíveis no arquivo de melkweeg para serem vistos por todos os interessados.

Defendendo a idéia de tactical media from the masses, a palestra final sobre os autolabs, aconteceu na área de programação livre, a TAZ, reunindo todos os que puderam ir a amsterdã.

mais sobre N5M4:
http://www.n5m.org Site
http://www.n5m4.org Journal

 

voltar

--
[mailto:midiatatica@midiatatica.org]